Assinada Ordem de Serviço para construção da Escola Indígena Pau Brasil
Na manhã desta segunda-feira (8/7), a comunidade da aldeia indígena de Pau Brasil presenciou o prefeito Marcelo Coelho e sua equipe de governo assinarem uma ordem de serviço para a construção de uma escola indígena no local. É a terceira ordem de serviço dada pela atual administração no último mês, sendo a primeira ocorrida na aldeia de Irajá e a outra em Jacupemba. A quarta será dada nesta quarta-feira (10/7), na comunidade de Três Palmeiras.
A solenidade, que ocorreu na cabana da aldeia, contou com a presença de secretários, vereadores, alunos e professores. Na abertura do evento, houve uma apresentação do grupo de dança Kurumim. Logo após, o cacique Valdeir lembrou que o futuro empreendimento é um desejo antigo da comunidade e um dos momentos mais importantes para os indígenas da aldeia nos últimos tempos.
Importância que também foi lembrada pelo secretário de educação Saulo Meirelles ao falar sobre o compromisso da atual gestão: “Fico feliz por iniciarmos nosso governo com este compromisso e com esse norte direcionado à educação de nossas crianças. Tenho certeza que sairemos sem deixar nenhuma escola em condições precárias como muitas ainda se encontram”, comenta.
O prefeito Marcelo Coelho mais uma vez mostrou seu desejo de que a mão de obra local seja valorizada na construção da escola, além de oferecer uma obra de qualidade. “Nosso maior objetivo é que nossas escolas possam ser climatizadas oferecendo aos professores mais incentivo e estrutura”, disse. O prefeito frisou ainda que Aracruz é o único município do Estado que mantém a cultura milenar dos índios, um orgulho e privilégio.
A cultura indígena foi lembrada também durante o encerramento da cerimônia, quando alunos da educação infantil cantaram músicas na língua tupi.
Infraestrutura
A escola será construída em um terreno de 4.800m² e terá uma área de 1.029m² com três blocos cobertos: administrativo, pedagógico e de serviço, oferecendo uma capacidade para receber 240 alunos em uma estrutura composta por quatro salas de aula com 48m²cada. O valor orçado foi de 846 mil reais.
A pequena escola que a aldeia possui atualmente tem apenas três salas com aproximadamente 25m² e atende 71 alunos da educação infantil ao quinto ano do ensino fundamental.
Mais informações
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028
- 3ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- Mutirão de neuropediatria amplia atendimento e reforça compromisso de Aracruz com a saúde das crianças
- Saúde inicia nova etapa de cirurgias oftalmológicas com previsão de 50 procedimentos mensais
- Prefeitura de Aracruz reforça ações do Selo Social no âmbito público
- Educação divulga edital da Prova Nacional Docente (PND)
- Praias, rios e montanhas: Aracruz é o único município do Espírito Santo contemplado com as ações do Projeto Douradinho em 2026
- Cmei Narizinho inova com o projeto “Copa do Mundo - Conhecendo Culturas e Fortalecendo a Integração entre Escola e Família"
- Formação fortalece práticas inclusivas dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz