Prefeito assina Ordem de Serviço para construção de escola indígena na aldeia de Três Palmeiras
Na tarde da última quarta-feira (10/7), o prefeito de Aracruz, Marcelo Coelho, e sua equipe de governo estiveram presentes na aldeia de Três Palmeiras para assinar mais uma Ordem de Serviço. É a quarta ordem assinada para construção e reforma de escolas, em um mês, sendo três para escolas indígenas: Irajá, Pau Brasil e Três Palmeiras; e outra em Jacupemba.
No início da cerimônia, os três caciques presentes, Nelson Carvalho, Peru e Toninho, como forma de demonstrar e valorizar a cultura local, falaram em Guarani a todos os presentes, agradecendo o investimento que está sendo feito na educação. Segundo os caciques, uma melhor educação aos índios, facilita a aproximação das culturas indígenas com o restante da população aracruzense e, assim, garante um maior espaço da comunidade indígena e enriquece esta interação. Como forma de demonstrar a satisfação de toda comunidade, o prefeito Marcelo Coelho foi presenteado pelos caciques com um “Pau de Chuva”, artesanato indígena que simula o som da chuva.
O secretário de Educação, Saulo Meirelles, reconheceu na motivação dos caciques que essa escola era muito desejada por todos e que é fundamental manter esses traços culturais. “Temos que divulgar o que é nosso. Por isso estamos estudando a possibilidade de criarmos, no ano que vem, uma feira literária e cultural, onde nossos índios poderão expor para seus trabalhos”. O secretário fez menção à visita que membros da Secretaria de Educação fizeram à 11ª Feira Literária Internacional de Paraty, com o objetivo de conhecê-la e adaptar a ideia para o distrito de Santa Cruz em 2014.
O prefeito Marcelo Coelho também comentou a respeito da importância de educar os índios. “Temos que ter um povo que saiba o que quer. Por isso, é fundamental educar a todos para que tenham todos um futuro próspero.” Como feito nas últimas três Ordens de Serviço, o prefeito mostrou o desejo de que a mão de obra local seja aproveitada, além de se ter uma fiscalização também da própria comunidade, para que os alunos possam ter uma obra de qualidade.
Estrutura
As obras terão início já na próxima quarta-feira (17/7). A escola de Três Palmeiras também atenderá outras tês aldeias: Piraquê-Açu, Pingo D´água e Boa Esperança. Todas as escolas indígenas que tiveram Ordem de Serviço terão a mesma estrutura, ou seja, capacidade para receber 240 alunos, em quatro salas de aula com 48 metros quadrados cada, além de uma sala de informática e sala de leitura. Todos distribuídos em três blocos cobertos: administrativo, pedagógico e de serviço.
A previsão é de que a obra seja concluída em 12 meses, entrando em funcionamento no segundo semestre de 2014.
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028
- 3ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- Mutirão de neuropediatria amplia atendimento e reforça compromisso de Aracruz com a saúde das crianças
- Saúde inicia nova etapa de cirurgias oftalmológicas com previsão de 50 procedimentos mensais
- Prefeitura de Aracruz reforça ações do Selo Social no âmbito público
- Educação divulga edital da Prova Nacional Docente (PND)
- Praias, rios e montanhas: Aracruz é o único município do Espírito Santo contemplado com as ações do Projeto Douradinho em 2026
- Cmei Narizinho inova com o projeto “Copa do Mundo - Conhecendo Culturas e Fortalecendo a Integração entre Escola e Família"
- Formação fortalece práticas inclusivas dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz