Assembleias do Orçamento Cidadão 2014 têm início no distrito de Jacupemba
Para garantir a participação popular e a gestão democrática na discussão e acompanhamento na execução do orçamento anual do município de Aracruz, a Prefeitura deu início ontem à noite (13/8), em Jacupemba, às assembleias para elaboração do Orçamento Cidadão 2014 (OC). A comunidade destacou as necessidades e sugeriu propostas para o distrito quanto à realização de obras e serviços públicos que atendam toda a coletividade. Hoje (14/8), é a vez dos moradores de Guaraná participarem do encontro que acontece na Associação de Moradores, às 19 horas.
O OC é organizado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e, o secretário da pasta, Gilton Luis Ferreira, explicou aos moradores o novo modelo de orçamento participativo adotado pela administração. “O Orçamento Cidadão será elaborado junto à comunidade e, para isso, organizamos seis assembleias, para levantamento das necessidades para o próximo ano. As demandas apresentadas pelos moradores devem seguir alguns critérios como: contemplar a realização de obras e serviços que beneficiem toda a região ou o maior número de habitantes; as indicações precisam ter valor previsto para execução dentro do orçamento da Prefeitura, que será de R$ 280 milhões, sendo R$ 35 milhões destinados a investimentos.” No dia 14 de setembro acontece a última assembleia do OC, momento em que toda a comunidade aprovará quais as prioridades estabelecidas para 2014.
O prefeito de Aracruz, Marcelo Coelho, destacou aos moradores a importância da participação da comunidade na elaboração do OC. “Vocês vivenciam a realidade da comunidade, conhecendo o que precisa ser feito ou melhorado, por isso é importante a presença dos moradores nas assembleias. Nós, gestores, vamos buscar a solução para as demandas e se comprometer em realizar aquilo que o município pode cumprir.” Dentre os serviços mais reivindicados durante a assembleia em Jacupemba estão: calçamento de rua, esgotamento sanitário e melhorias na saúde.
O prefeito também lembrou dos investimentos realizados pelo município em Jacupemba, como a reforma e ampliação da EMEF Prof. Maria Ignês Della Valentina, além da construção de quadra poliesportiva coberta; reforma e ampliação do CMEB José Mambrini e serviços de pavimentação e drenagem pluvial, em uma extensão de 1,08 km, com instalação de meios-fios, quebra-molas e sinalização, da avenida Luiz Rossato, além de incentivos ao produtor rural, dentre outros.
Também estiveram presentes, o vice-prefeito Anderson Segatto Ghidetti, secretários municipais, os vereadores Adeir Lozer, Beto Vieira, Lúcio Zanol, Erick Musso e Fábio Machado e sociedade civil organizada.
Próximas assembleias:
15/08 – 19 horas - Associação de Moradores da Barra do Riacho
21/08 – 19 horas - EEEFM Ermentina Leal – Vila do Riacho
22/08 – 19 horas - Colégio Darwin – Coqueiral
23/08 – 19 horas – EMEF Placidino Passos – Sede
14/09 - 14 horas – EMEF Placidino Passos
Mais informações:
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa
Valda Ravani
vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Xadrez nas escolas: Aracruz conquista três medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) e duas vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028
- 3ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- Mutirão de neuropediatria amplia atendimento e reforça compromisso de Aracruz com a saúde das crianças
- Saúde inicia nova etapa de cirurgias oftalmológicas com previsão de 50 procedimentos mensais
- Prefeitura de Aracruz reforça ações do Selo Social no âmbito público
- Educação divulga edital da Prova Nacional Docente (PND)
- Praias, rios e montanhas: Aracruz é o único município do Espírito Santo contemplado com as ações do Projeto Douradinho em 2026