Etapa municipal da Conferência Nacional de Políticas da Igualdade Racial aconteceu nesta quinta em Aracruz
Com o tema “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por uma Aracruz afirmativa”, aconteceu nesta quinta-feira (15/8), no Teatro Municipal “Prof. Dr. José Maria Coutinho”, a etapa municipal da III Conferência Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Estiveram presentes o secretário de Turismo e Cultura, Helder Tabosa Delfino, a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Naciene Modenesi Vicente, a subsecretária de Educação, Acácia Amaral, os vereadores Romildo Broetto e Eliel Rodrigues, o gerente de Cultura de Aracruz, Marcelo Uceli, a presidente da Comissão de Estudos Afro-brasileiro de Educação, Cláudia Lobato, a presidente do Conea, Zelaene Marques da Conceição, a palestrante Olindina Serafim Nascimento, além de professores, estudantes e sociedade civil organizada.
Entre os principais objetivos da Conferência estão: reafirmar e ampliar o compromisso do Executivo Municipal e da sociedade brasileira com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade; avaliar os avanços obtidos e os desafios a serem enfrentados após dez anos de implementação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial; propor recomendações para o enfrentamento ao racismo e o fortalecimento da promoção da igualdade racial; e discutir os mecanismos de institucionalização da Promoção da Igualdade Racial, tendo em vista a implantação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR).
Para a subsecretária de Educação, Acácia Amaral, é preciso trabalhar pela união e diversidade, buscando sempre uma sociedade igualitária. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Naciene Modenesi Vicente, “todos têm direitos iguais e é preciso criarmos políticas públicas para discutir que não há diferença entre as raças”. De acordo com o gerente de Cultura de Aracruz, Marcelo Uceli, atualmente 65% da população de Aracruz é de negros. “Somos um município multicultural e precisamos discutir ações que politizam toda a comunidade acerca do assunto.”
A Conferência tem caráter propositivo, deliberativo e contou com um momento de palestra, plenária temática, debates, eleição de delegados para a etapa estadual e plenária final. O evento é uma realização da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, de Educação e de Desenvolvimento Social e Trabalho.
Mais informações
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa
Mayara Alvarenga
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura de Aracruz abre consulta pública para contribuições à minuta da Lei dos instrumentos de desenvolvimento urbano e fundiário
- Xadrez nas escolas: Aracruz conquista três medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) e duas vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028
- 3ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- Mutirão de neuropediatria amplia atendimento e reforça compromisso de Aracruz com a saúde das crianças
- Saúde inicia nova etapa de cirurgias oftalmológicas com previsão de 50 procedimentos mensais
- Prefeitura de Aracruz reforça ações do Selo Social no âmbito público
- Educação divulga edital da Prova Nacional Docente (PND)